terça-feira, 12 de julho de 2011

Hinduísmo


Shiva Nataraja


Gente!! Este mês o blog está comemorando 2 anos de existência! uhuuul!!!
E para comemorar, darei um gás nas postagens, portanto o blog estará cheio de coisa nova! Textos xamânicos, inspirações da Deusa tríplice, Orixás, Entidades, e muito mais!!

E para começar, apesar de ter prometido falar sobre os Exus, vou dar uma breve explicação sobre outras duas religiões, desta vez orientais. Isto porque, meu último post foi sobre Umbanda, e como este blog é holístico e não possui religião oficial, falarei sobre o Hinduísmo, e no próximo sobre o Budismo. Escolhi estas duas grandes religiões/filosofias considerando que já me orientaram e me inspiraram por demais, e ainda continuam me inspirando.

O Hinduísmo não pode ser considerado uma filosofia, e nem mesmo uma religião bem definida, pois trata-se de um "amplo e complexo organismo sócio-religioso." As manifestações do Hinduísmo vão desde filosofias altamente intelectuais, envolvendo concepções de alcance e profundidade fabulosas, às práticas rituais ingênuas das massas indianas. A sua fonte espiritual encontra-se nos Vedas, que são antigos textos escritos por sábios anônimos, e existem 4 Vedas. O tema básico que se repete na mitologia hindu é a criação do mundo pelo auto sacrifício de Deus, sacrifício no sentido original de "fazer o sagrado", pelo qual Deus se torna o mundo, e no final, o mundo volta a se tornar Deus.

Maya significa sinteticamente confundir a realidade, se perder na ilusão, "confundir o mapa com o território", e é uma das palavras mais importantes da filosofia. Outro conceito fundamental é o karma, que significa ação, é a totalidade do universo em ação, onde tudo se acha dinamicamente vinculado a tudo. O significado de karma, assim como o de maya, têm sido reduzido de seu nível cósmico original ao nível humano, o qual adquiriu um sentido psicológico. "Libertar-se do encantamento de maya e romper o laços do karma significa compreender que todos os fenômenos que percebemos com os nossos sentido constituem parte da mesma realidade". Significa experimentar concreta e pessoalmente, o fato de que tudo, inclusive nosso próprio ser é Brahman (a alma suprema, ilimitada, a essência do todo). Essa experiência é demonimada moksha ou "libertação", na filosofia hindu e constitui a essência mesma do Hinduísmo.

O Hinduísmo defende a idéia de que existem inúmeros caminhos para a libertação, e um deles é o yoga, que significa união (união da alma individual com Brahman). As 3 divindades mais adoradas na ìndia atualmente são Shiva, Vishnu e a Mãe Divina. Shiva é um dos mais antigos deuses indianos e pode assumir muitas formas. Sua aparição mais celebrada corresponde a Nataraja, o Rei dos Dançarinos. Como o Dançarino Cósmico, Shiva é o deus da criação e da destruição, que sustenta, através de sua dança, o ritmo interminável do universo. Eu particularmente sou super fã de Shiva. Aqui no Brasil podemos facilmente usufruir da milenar sabedoria do Hinduísmo através da realização de práticas de yoga, que são ótimas para alcançar estados ampliados de consciência, proporcionando assim momentos incríveis de meditação.

Om namah shivaya !!!


fonte: O Tao da Física, Fritjof Capra.

Um comentário:

  1. parabens pelos 2 anos, mais podia ser ser mais explicativo, pois vou usar isso num trabalho de historia

    ResponderExcluir