quinta-feira, 14 de julho de 2011

Budismo


imagem:web



Neste post falarei sobre o Budismo, estabelecendo sua relação com o Hinduísmo. Vejamos então:

O Budismo é, há muitos séculos, a tradição espiritual dominante na maior parte do continente asiático, exercendo forte influência sobre a vida intelectual, cultural e artística de diversos países. A essência do Budismo é definitivamente psicológica, enquanto que a essência do Hinduísmo é mitológica e ritualística. Buda se preocupou exclusivamente com a situação humana, seus sofrimentos e frustrações, portanto sua doutrina não era metafísica, e sim uma psicoterapia. Buda renovou os conceitos tradicionais indianos de maya, karma e nirvana, artibuindo-lhes uma nova interpretação, mais direta e dinâmica.

Sidarta Gautama , em profunda meditação sob a Árvore de Bodhi, após 7 anos de árdua disciplina nas florestas, obtece repentinamente o esclarecimento final e definitivo de todas as suas buscas e dúvidas no ato de um "despertar completo", e esta experiência fez dele o Buda, isto é, "o Desperto". No contexto do mundo oriental, a imagem do Buda no estado de meditação é tão significativa quanto a imagem do Cristo crucificado para o Ocidente.

A Primeira Verdade Nobre afirma a característica mais aparente da condição humana, duhkha, que é o sofrimento ou a frustração. S frustração deriva de nossa dificuldade em enfrentar o fato básico da vida, que é que, tudo aquilo que nos cerca é impermanente e transitório.

A Segunda Verdade Nobre está relacionada à causa de todo o sofrimento, trishna, que é o apego, ou a avidez. A partir dessa ignorância, dividimos o mundo que nos cerca, em coisas individuais e separadas, e dessa maneira, tentamos confinar as formas fluidas da realidade em categorias fixas criadas pela mente. Fazemos isso repetidamente formando um círculo vicioso, que é chamado no Budismo de samsara, o ciclo de nascimento-e-morte impelido pelo karma, a cadeia infindável de causa e efeito.

A Terceira Verdade Nobre afirma que é possível transcender o círculo vicioso de samsara, livrar-se do karma, para alcançar um estado de libertação total denominado nirvana. O nirvana é o equivalente ao moksha da filosofia hindu. Atingir o nirvana é atingir o despertar ou Estado de Buda.

A Quarta Verdade Nobre é a prescrição de Budapara acabar com o sofrimento, o Caminho Óctuplo do autodesenvolvimento que nos leva ao Estado de Buda. O ponto de partida necessário para este caminho é obter um límpido insight acerda da situação humana. Após isso, deve-se seguir omodo de vida budista, que é um Caminho do Meio entre extremos opostos. Buda considera sua doutrina como uma forma de se atingir a iluminação.


fonte: O Tao da Física, Fritjof Capra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário