quarta-feira, 29 de junho de 2011

Umbanda, uma religião brasileira

imagem: autor desconhecido.

Hoje vou fazer uma breve reflexão a respeito de uma nova religião, que cresce a cada dia, conquistando inúmeros adeptos em todo o país, a Umbanda. Vale lembrar um detalhe importante: é uma religião originalmente brasileira. E isso deixa de ser um detalhe, para ser um aspecto importante, pois o fato da Umbanda ter nascido aqui no Brasil, a torna extremamente interessante para nós brasileiros, tendo em vista ter sido planejada e desenvolvida no astral superior, para atender às necessidades de um povo tão cheio de particularidades como o brasileiro, e por conta disso ela acaba se ajustando perfeitamente à nossa realidade, caindo como uma luva em nossa cultura, que é tão rica e diversificada.

Eu não estou desmerecendo as outras religiões, até porque são infinitos os caminhos que levam à Deus, e as pessoas são diferentes, com diferentes culturas, e justamente por isso necessitam de diferentes maneiras de se re ligarem com Deus. Cada cultura canalizou e recebeu do astral superior a religião, ou as religiões, mais adequadas à sua coletividade, à sua realidade. As sociedades mais antigas possuem e seguem religiões mais antigas, e o Brasil, sendo um país relativamente novo, também recebeu sua (s) religião (ões), que são, assim como ele, relativamente novas.

O Brasil já existia há muito tempo antes de ser "descoberto" pelos europeus. Assim como várias práticas realizadas dentro do ritual da Umbanda também já existima antes de serem unificadas dentro da Umbanda no momento em que ela foi reconhecida como uma religião. E o mais legal de tudo isso é perceber a lógica da coisa. Os verdadeiros donos do Brasil eram os índios que viviam aqui desde muito antes do "descobrimento" do país. Eles são o legítimo povo nativo desta terra. Quando os europeus chegaram para "colonizar" o Brasil, exploraram os índios, tentando inclusive escravizá-los, mas não conseguiram. Então trouxeram os negros, os quais foram escravizados e assim como os índios, sofreram muito sendo explorados pelos brancos durante muitos anos.

Agora, voltemos à Umbanda. O trabalho é realizado por Guias espirituais, que incorporados nos médiuns, trazem a luz de Deus para a Terra. Estes Guias, que dirigem e realizam os trabalhos dentro do ritual são principalmente Caboclos (representando a força vital), que são os espíritos dos índios, tanto brasileiros como da América do Sul e Central. Quem vem ao lado deles, também dirigindo e realizando os trabalhos são os Pretos Velhos (representando a humildade e sabedoria), que por sua vez são os espíritos dos negros que foram trazidos da África e escravizados aqui. E quem vem ao lado deles, formando o tripé da Umbanda, são os Erês (representando a inocência e pureza), que são espíritos de crianças que desencarnaram ainda muito pequeninas.

Só faltou uma coisa, onde os espíritos dos europeus se encaixam neste grande resgate kármico da História Brasileira? Ora, eles são os Exus, entidades espirituais que obedecem as ordens dos Caboclos e Pretos Velhos, servindo à Umbanda em tudo que necessitar, porém sempre e apenas, fazendo o bem. Os Exus não são malvados, isso é puro preconceito, mas isso é assunto do próximo post.

Saravá!!!

2 comentários:

  1. maravilhoso texto Helo, eh mt legal olhar c esses olhos, q a Umbanda eh legitimamente Brasuca!!!!
    Salve todas essa forças, essa trindade Sagrada, quero conhecer melhor!!! To loco pra ir no Pai Maneco quarta, e sei q será na hora certa. Falei hj c minha amiga sobre isso, e ela me falou q a melhor maneira d conhecer a "vibe"dos Exus, eh conversando diretamente c eles, e não lendo sobre... Então quero trocar uma boa idéia c eles no Pai Maneco!
    AHO

    ResponderExcluir
  2. poxa Gus!!! to te esperando lá, eu e "Eles" !!!

    Saravá!

    ResponderExcluir