quarta-feira, 27 de abril de 2011

A Mãe Terra agradece


imagem:Josephine Wall.


Vida simples.


Vivendo em total harmonia com a natureza, uma comunidade ecológica localizada no norte da Escócia dá exemplo de sustentabilidade ao resto do mundo.



A sustentabilidade ganha espaço a cada dia na vida das pessoas por conta da preocupação global com o meio ambiente, em detrimento ao desenvolvimento da sociedade. Desde 1985, uma cidade inteira vive em completa harmonia com o meio ambiente, respeitando a natureza. Um conceito de ecovila sustentável, à beira mar, não é perfeito?


As casas foram construídas observando-se o conceito de mínimo impacto. São 55 casas, todas feitas de material reaproveitado e reciclado, como por exemplo antigas barricas de carvalho para envelhecer whisky. O aquecimento da água é solar, os telhados são verdes e os banheiros secos. O tratamento da água é feito em um sistema integrado de permacultura, com plantas, algas, bactérias e inclusive peixes são usados neste sistema sustentável, que além de reaproveitar a água, permite devolvê-la limpa ao mar. Quatro turbinas eólicas geram energia girando no horizonte. Existe um refeitório na comunidade, o qual tem 60% de sua comida, orgânica, cultivada dentro da região. O mais interessante disso tudo é que eles não vivem numa condição simples, pelo contrário, as cerca de 300 pessoas vivem em zonas residenciais com sofisticadas habitações ecológicas. Alem dos cursos, a comunidade possui 40 micro e pequenas empresas na área de construção, alimentação, cerâmica, tecelagem, e inclusive uma fábrica que produz painéis solares.


Nossa querida Mãe Terra agradece!!

Heloísa.


Fonte: findhorn.org.


Nenhum comentário:

Postar um comentário