quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Os Sete Chakras


A palavra chakra vem do sânscrito e significa o equivalente a "roda de luz". São centros de energia, e os sete principais se localizam ao longo da coluna vertebral, representando diferentes aspectos do corpo, da alma e do espírito. Podem ser considerados como sete centros sagrados de cura, que todos possuímos, e eles funcionam de acordo com o desenvolvimento espiritual de cada pessoa. Podem estar fracos, desalinhados, apagados e acinzentados, quando a pessoa é pouco espiritualizada. Porém, quando ela pratica e desenvolve sua espiritualidade os chakras começam a se alinhar, a se abrir, e brilham como sóis coloridos.

Quando passamos por momentos ruins, por sofrimentos, ou doenças físicas, é através dos chakras que perdemos nossa energia, e eles podem se fechar. Por isso é importante que cada pessoa busque uma maneira de realinhar e ativar seus chakras, para que a energia possa sempre estar fluindo em nossos corpos físico, mental, emocional e espiritual, mantendo-nos em um equilíbrio global.

Existem diversas maneiras de alinhar e abrir os chakras, pode ser através de práticas de yôga, meditação, esportes como o surf, trilhas na mata, dança, massagens como a ayurvédica ou pedras quentes, sessões de cromoterapia, limpeza energética em centros espirituais como Umbanda, entre outras.

No próximo post irei relacionar cada chakra com seu nome e significado em sânscrito, a cor correspondente do arco-íris, o elemento e a função sensorial, entre outras funções psicológicas.
Lá embaixo no final do blog, tem 3 vídeos de animações da ativação dos chakras, muito bem feitas, vale a pena assistir.


segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Conexão Calendário Maia


Estamos agora na 3ª Lua do Ano, que é a Lua Elétrica do Veado, a lua do serviço e abrange o período de 28 dias de 20/9/2009 a 17/10/2009, durante o qual cada um de nós deve perguntar a si mesmo:
COMO POSSO MELHOR SERVIR?

PODER: ATIVAR
AÇÃO: VINCULAR
ESSÊNCIA: SERVIÇO
-----
Durante este período de 28 dias, formule e responda a pergunta acima, para que o Poder e a Ação desta Lua trabalhem em seu favor.
-----
CÂMARA ELÉRTICA: identifica o serviço. União dos extremos. Regularidade do movimento variável, através da vinculação e da polaridade. O serviço assemelha-se à compensação ou regularização de uma corrente de energia dando-lhe ritmo. Estabelece a segunda dimensão, a dimensão dos sentidos.
-----
"Libero minha abundância no serviço".
-----
Realize o seu serviço sentindo-se um verdadeiro instrumento da divindade. Considere a abundância um estado natural que se manifesta quando somos amorosos e estamos em sintonia com o fluxo constante da energia universal. Intuição, reflexão interna, capacidade de sonhar, criando abundância é o atributo que a noite lhe oferece para realizar o seu serviço.
Estabeleça um correto vínculo entre o seu potencial e as ações necessárias para satisfazer as necessidades reais do seu próximo.
-----
"ABRO MINHA INTUIÇÃO E CONECTO A REDE DA PROSPERIDADE, OFERECENDO TODOS OS MEUS RECURSOS AO SERVIÇO EVOLUTIVO DA HUMANIDADE".
-----

(fonte: Agenda 13:20 e Calendário da Paz 13 luas de 28 dias - O Sincronário do Novo Tempo.)
"A preocupação olha em volta, a tristeza olha para trás,
a Fé olha para cima."



"Vida é um verbo. Não é um substantivo, é realmente viver, não vida. Não é amor, é amar. Não é dança, é dançar."

quarta-feira, 16 de setembro de 2009


Queridos leitores, gostaria de compartilhar com vocês um fato peculiar que me aconteceu ontem. Na verdade esta estória começou há 19 anos atrás, em 1990, quando recebi, ainda criança, de presente da minha bisavó o que ela chamou de "Horóscopo Individual" , ou seja um mapa astral de 80 páginas que ela fez para mim, escrito à mão por ela mesma, aos 79 anos de idade. Na época tudo que eu fiz foi agradecer e guardar o livro nas coisas da minha mãe.
Hoje, ou melhor, ontem à noite, resolvi dar uma folheada nele para ver o que a minha querida bisa havia escrito para mim. A lembrança que tenho dela é que era uma mulher muito forte e prática, mas ao mesmo tempo mística e espiritual. Comecei a ler e logo me emocionei com o que li, pois se encaixa perfeitamente com meu momento atual.
Obviamente continuei lendo com avidez, e a cada página pude perceber o quanto um mapa astral pode nos ajudar a ampliar nosso auto conhecimento. Li 30 páginas, e só parei porque já era tarde e o sono estava tomando conta de mim. Este mapa astral foi escrito logicamente muito antes da minha personalidade estar formada, muito antes mesmo de eu entrar no segundo grau. Só que a medida em que eu ia lendo, eu ia ficando mais e mais espantada com o grau de precisão das palavras ali escritas. Em relação à minha vida pessoal, profissional, à maneira com que encaro as amizades, e principalmente em se tratando do meu jeito de ser, de pensar, ao conjunto das minhas mais íntimas subjetividades.
Aspectos do meu ser que eu ainda, até ontem tentava compreender, aspectos estes que de certa forma ainda me incomodavam pois, por mais que eu esteja experimentando, e por que não dizer vivendo a cada dia mais tempo com a consciência ancorada, essas facetas da minha personalidade ainda estavam obscuras, sem resposta, ainda faltavam sentido. Aspectos marcantes da minha personalidade, da minha subjetividade, que justamente por conta de serem assim, fortes, sempre atuaram em minha mente durante praticamente todos os momentos da minha vida, descontroladamente.
Eu sempre estive tentando entender se isso era bom ou ruim, e depois da leitura de ontem à noite, descobri que eu sou assim, em decorrência das posições em que se encontravam os astros no momento do meu nascimento, que exercem influência na minha vida, em todos os seus aspectos. E a partir desta descoberta posso direcionar positivamente esta minha característica pessoal, desenvolvendo-a de uma maneira melhor e mais consciente. Usei isto como exemplo para ilustrar a vocês leitores como as mensagens dos astros podem nos auxiliar efetivamente em nossaas vidas.
Obviamente não entendi tudo sobre mim, mas tenho certeza que depois de terminar de ler as 80 páginas, serei ainda mais feliz e satisfeita comigo mesma e com o universo inteiro. Posso dizer que de ontem pra hoje o meu nível de auto conhecimento deu um salto imenso graças ao mapa astral escrito pela minha bisavó há 19 anos atrás, e que relata de uma maneria incrivelmente detalhada a totalidade subjetiva da minha existência multidimensional aqui na Terra.
O que eu quero dizer com tudos isso queridos leitores, é que vale a pena, e muito, vocês providenciarem um mapa astral detalhado de vocês, para assim como eu, poderem aproveitar melhor a vida e as coisas que Deus reservou a cada um particularmente. Essa minha relíquia familiar e divina, de valor inestimável, serve de prova que a astrologia é um instrumento poderosíssimo, que deve ter seu devido valor reconhecido e usufruido por todos nós que temos fé. Vamos usá-lo em nossa Hora de Poder. E como escreveu minha bisa Dalila Frida Garbi:

"O fraco sofre o destino, e o forte faz o seu próprio destino. (...) Foi para isso que a Providência Divina, onipotente, onisciente e onipresente, a fez nascer nesse dia e grau do seu signo para ser feliz."


Heloísa.



segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Segue abaixo o texto da Consagração do Aposento. É perfeito para ser falado em voz alta antes de rituais, ou para elevar as frequências de ambientes de nossa casa ou trabalho. Pode ser usada sempre. São palavras fortes, carregadas de poder divino. É uma oração brasileira, esotérica, universal, ecumênica. Foi incorporada ao acervo cultural da humanidade, por isso pertence à todos os seres deste mundo. Aproveitem para decretá-la em suas casas!

Heloísa.


Consagração do Aposento


Dentro do circulo infinito da Divina presença, que me envolve inteiramente, afirmo:

Há uma só presença aqui, é a da Harmonia que faz vibrar todos os corações de felicidade e alegria. Quem quer que aqui entre, sentirá as vibrações da Divina Harmonia.

Há uma só presença aqui é a do Amor.
Deus é Amor que envolve todos os seres num só sentimento de unidade.
Este recinto está cheio da presença do Amor.
No Amor eu vivo, me movo e existo.
Quem quer que aqui entre, sentirá a pura e santa presença do Amor.

Há uma só presença aqui, é a da Justiça.
A Justiça reina neste recinto.
Todos os atos aqui praticados são regido e inspirados pela Justiça.
Quem quer que aqui entre, sentirá a presença da Justiça.

Há uma só presença aqui, é a presença de Deus, o Bem.
Nenhum mal poder entrar aqui.
Não há mal em Deus.
Deus, o Bem reside aqui.
Quem quer que aqui entre, sentirá a presença Divina do Bem.

Há uma só presença aqui, é a presença de Deus, a Vida.
Deus é a vida essencial de todos os seres.
É a saùde do corpo e da mente.
Quem quer que aqui entre, sentirá a Divina Presença da Vida e da Saúde.

Há uma só presença aqui, é a presença de Deus, a Prosperidade.
Deus é prosperidade pois ele faz tudo crescer e prosperar.
Deus se expressa na Prosperidade de tudo o que aqui é empreendido em Seu Nome.
Quem quer que aqui entre, sentirá a Divina Presença da Prosperidade e da Abundância.

Pelo símbolo esotérico das Asas Divinas, estou em vibração harmoniosa com as correntes universais da Sabedoria, do Poder e da Alegria.

A presença da Alegria Divina é profundamente sentida por todos que aqui penetram.

Na mais perfeita comunhão entre o meu Eu inferior e o meu Eu Superior, que é Deus em mim, consagro este recinto à perfeita expressão de todas as qualidades Divinas que há em mim e em todos os seres.

As vibrações do meu Pensamento são forças de Deus em mim, que aqui ficam armazenados e daqui se irradiam para todos os seres, constituindo este lugar um centro de emissão e recepção de tudo quanto é Bom, Alegre e Próspero.


Oração


"Agradeço-Te ó Deus, porque este recinto está cheio da Tua Presença.

Agradeço-Te, por que vivo e me movo por Ti.

Agradeço-Te, por que vivo em Tua Vida, Verdade, Saúde, Prosperidade, Paz, Sabedoria, Alegria e Amor.

Agradeço-Te, porque todos que entrarem aqui sentirão a Tua Presença.

Agradeço-Te, porque estou em Harmonia, Amor, Verdade e Justiça com todos os seres."

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

O DESPERTAR DA KUNDALINI


Do mesmo modo que a Shakti criou o universo e o permeia, ela também criou o corpo humano e o permeia, da cabeça aos pés. Assim como ela se irradia do centro do universo, da mesma maneira a encontramos no centro do nosso corpo, no chakra Mula significa raiz, e adhara, suporte.'); müladhára, na base da coluna. É de lá que ela controla e mantém todo o nosso sistema fisiológico, através de uma rede de 720 milhões de nadis (caminhos energéticos, assim como as veias são o caminho do sangue). De acordo com as escrituras yoguis, essa raiz tem sete centímetros e meio de comprimento, dentro da qual a shakti reside de forma sutil, enrolada três voltas e meia (e por isso mesmo é chamada de Kundalini: "aquela que está enrolada"). Ou seja, a Kundalini é a Shakti "enrolada", e funciona como a "central energética de nossa energia Divina".

A Kundalini é o suporte de nossas vidas; é Ela que faz tudo funcionar no corpo. Sem Kundalini, nós morreríamos. O que chamamos de "ativar/despertar a Kundalini" é na verdade provocar uma irradiação de energia maior do que a "normal".

Como é uma energia densa, pouco sutil, e irriga principalmente os centros sexuais, ela é normalmente usada para o sexo (a força-motriz da espécie animal), mas nada impede que nós, pela VONTADE, direcionemos o grosso da Kundalini para outras funções, como religiosidade, carisma, oratória, esportes, etc. Por isso que algumas pessoas literalmente "transbordam" energia em algumas atividades, e se destacam por conta desse redirecionamento de "prioridades". Hitler, por exemplo, tornava-se um gigante, um vulcão transbordante de energia, quando em sua oratória, e com isso conseguia um imenso poder de persuação/intimidação, envolvendo seus ouvintes em algo que eles não podiam definir, mas ao qual ninguém ficava indiferente; já quando não podia falar, era sempre considerado por quem não o conhecia como esquisito, franzino, ridículo, apagado.

O "perigo" da ativação da Kundalini é que essa dose extra de energia potencializa tanto seus pensamentos bons quanto seus pensamentos maus. E tudo o que pensamos, "Criamos", de certa forma, e atraímos pra nós (Hitler, novamente, serve como ótimo exemplo de como não usar sua Kundalini). Aconselha-se, então, purificar (ou pelo menos "domar") primeiro sua mente, e buscar ativar a Kundalini só depois.

Há muitas maneiras de despertar a Kundalini. Ela pode ascender por meio de uma intensa devoção a Deus, pela repetição de um mantra ou pela prática de exercícios de Yoga. Em alguns casos, o aspirante pode até experimentar um despertar espontâneo (segundo Muktananda, devido ao mérito acumulado com as sadhanas - práticas espirituais - em vidas passadas). Mas casos como Hitler, Rasputin e outros magos trevosos com nítida influência da Kundalini nos mostra que a coisa pode ser muito mais natural (e distanciada das "boas práticas") do que se pensa.

Nas Igrejas Evangélicas vemos os fiéis se "descontrolarem" e experimentarem sensações transcedentais, muito parecidas com relatos de êxtase de devotos de religiões hindus ou xamânicas, que mergulham em estados alterados de consciência e de fusão parcial com o TODO. Isso não quer dizer que eles atingiram a iluminação, ou que a Kundalini deles esteja plenamente ativada. Não. Isso são "erupções kundalínicas", ou seja, um pequeno despertar dessa energia represada, ainda sem controle. É um começo. Mas o perigo mora ao lado, pois quando uma pessoa se vale de processos químicos (naturais ou não) ou bioenergéticos pra atingir um estado de êxtase, corre o risco de enfrentar transtornos bipolares (infelizmente muito comum nos meios esotéricos). Lázaro Freire, da lista Voadores, faz um paralelo entre aCender (como se fosse um foguete no rabo) e aSCEnder a Kundalini:

Quando o que se dá é mais pirotécnica fenomenológica, ecos de práticas passadas, conseqüência de uso de drogas ou chás, fenômeno bioenergético - mais do que consciencial - o que ocorre é que temos "espirros" kundalínicos, como se algo incandescente fizesse uma bolha estourar e subir. A energia nesse caso vai até o granti (nó) de uma só vez, e nos proporciona uma sensação (distorcida) de fusão com o todo, ainda assim prazerosa - mas com retorno à mediocridade pouco tempo depois. Quanto mais forçada for essa subida, mais consequências negativas pode ter, tanto na parte bioenergética, quanto nos surtos patológicos, quanto na dificuldade em lidar com o mundo, depois.

É por isso que vemos, por exemplo, tantos usuários de chás tornando-se bipolares e depressivos logo após sua fase maníaca de felicidade induzida, ou neo-fundamentalistas, com uma agressividade que pouco tem a ver com a paz e união que diziam ter encontrado - do mesmo modo, é comum se perderem em antigos mitos (projeção psicótica) e crendices religiosas (neo catolicismo xamânico após surto esquizofrênico). Ou pior, terem desagradáveis encontros com sua sombra.

Já um desenvolvimento normal, por práticas espirituais e mudança consciencial, não têm conseqüência negativa alguma, e as coisas sobem de um modo que não mais precisarão descer. Pelo mesmo motivo que a pedofilia é crime, mas a sexualidade torna-se natural quando nosso desenvolvimento hormonal e físico atinge um determinado patamar.

(fonte:www.saindodamatrix.com.br)

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

É chegado o tempo, irmãos e irmãs. Não é tempo de ficarmos sentados em poltronas em frente à TV enchendo a boca de comida ou ainda em bares tomando uma cerveja e teorizando a respeito de 2012 ou os Maias. É tempo de ação, o novo mundo profético que nos aguarda, a salvação da humanidade está em nossas mãos, em nossas ações. Agora é o tempo, agora é o único tempo. O futuro depende do que é feito agora, neste minuto, enquanto lemos este texto.

Saiam de suas casas, levem a mensagem aos nossos irmãos, digam não aos valores instituídos, vamos mudar nossos hábitos, nossos valores, nossas metas. O mundo não suporta mais a humanidade tal como está. O homem age como um câncer sobre a Terra, se reproduzindo e consumindo tudo o que encontra pela frente, e na tentativa desesperada de se perpetuar não percebe que está acabando com as condições para a sua própria vida.

Não espere que o cinturão de fótons bata em sua cabeça e mude tudo do dia para a noite, a revolução é interna, é primeiramente pessoal, para atingir o coletivo. O momento é agora! Sejamos os Guerreiros do Arco-Íris.


Seja a mudança que deseja ver no mundo
(Mahatma Gandhi)

(fonte:www.saindodamatrix.com.br)

É isso, tá acontecendo, as sincronicidades cada vez mais e mais evidentes!! façamos o Céu na Terra irmãos e irmãs, SEJAMOS tudo que somos, ATIVAI-VOS uns aos outros.

e disse o BUDA ...

O eu é o mestre do eu; que outro mestre poderia existir? Puro ou impuro cada um o é por si mesmo; ninguém pode purificar outrem. Sede vós mesmos vossa bandeira e vosso próprio refúgio. Não vos confiei a nenhum refúgio exterior a vós. Apegai-vos fortemente à verdade. Que ela seja vossa bandeira e vosso refúgio. Aqueles que assim o fizerem atingirão a meta suprema.

SIDDHARTHA GAUTAMA (सिद्धार्थ)

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Palavras de Osho

ACIMA postei uma cena clássica da trilogia Matrix, para se inspirarem, pois mesmo Neo, "o escolhido", quando tentou libertar sua mente pela primeira vez, caiu e deu de cara no chão ... mas é preciso persistir, assim como ele, para descobrir seu verdadeiro Eu, e com isso aprender a usar os poderes que cada um de nós tem.
ABAIXO postei algumas palavras do Osho, que muito me inspiraram esta manhã, quero compartilhar com vocês, leitores e amigos!

Heloísa.



A CRIATIVIDADE É UMA FRAGRÂNCIA DA VERDADEIRA SAÚDE

A iluminação não é algo a ser alcançado, é algo a ser vivido.

Quando afirmo que alcancei a iluminação, quero dizer simplesmente que resolvi vivê-la. Só isso! E desde então a tenho vivido. É a decisão de não querer mais criar problemas - só isso. É a decisão de parar com toda essa besteira de criar problemas e encontrar soluções.

Toda essa baboseira é um jogo que você joga consigo mesmo - você se esconde e você mesmo procura, interpretando os dois papéis. E você sabe disso! É por isso que, quando falo disso, você ri.

Não estou falando de nada ridículo - você compreende. Está rindo de si mesmo. Observe-se rindo, veja seu sorriso - você compreende. Tem que ser assim porque é seu jogo: você se esconde e aguarda ser descoberto por si mesmo.

Pode se encontrar agora mesmo, porque é você que se esconde. É por isso que os mestres zen batem na cabeça das pessoas. Sempre que alguém diz: "Eu gostaria de ser um Buda", o mestre fica muito zangado. Pois a pessoa está dizendo bobagem. Ela é um Buda.

Se o Buda vem até mim e pergunta como ser um Buda, o que posso fazer? Bater-lhe na cabeça. "Quem você acha que está enganando? Você é um Buda."

Osho, em "A Música Mais Antiga do Universo"
(fonte: www.palavrasdeosho.com)

terça-feira, 1 de setembro de 2009

mensagem da nave do novo tempo


Estamos agora na segunda Lua do Ano, a Lua Lunar do Escorpião, que é a lua do desafio, e abrange o período de 28 dias de 23/8/2009 a 19/9/2009, durante o qual cada um de nós deve perguntar a si mesmo: QUAL É O MEU DESAFIO? Esse desafio tem a ver com o nosso dia-a-dia, mas também com o propósito que estabelecemos para o ano, durante a primeira lua, que terminou em SILIO 28.
Na Onda Encantada que rege este ano, a Onda Encantada 1, do Dragão Vermelho, que é a 1ª Onda Encantada do Tzolkin, a Lua Lunar do Escorpião é a Lua Vento Lunar Branco e ela é que nos fornece os elementos de que necessitamos para vencer o desafio.

"FORTALEÇO-ME NO FLUIR DO ESPÍRITO."

A comunicação é a maneira mais simples de nos compreendermos. Abrir o nosso coração e expressar nossos temores e dúvidas, é o caminho para superar os desafios, com mente ágil e receptiva. Elevando os pensamentos e trabalhando as polaridades e os desafios, será a oportunidade de superação e de grande regozijo. Sutileza, refinamento, leveza, o vento, com sua essência espiritual, nos eleva de qualquer polaridade. Tome o seu alento para fortalecer-se como um servidor da luz, utilizando o seu potencial de comunicação para conseguir estabilidade.

ESTABILIZO-ME EM PENSAMENTOS POSITIVOS, COMUNICANDO-ME DESDE O CORAÇÃO COM A TOLERÂNCIA E A COMPREENSÃO".
(fonte:www.calendariodapaz.com.br, adaptado para o blog)